Aspra Comunicação

Início / Notícias / CBMRS / Garota de Novo Hamburgo cria dispositivo para ajudar a encontrar bombeiros em destroços

Garota de Novo Hamburgo cria dispositivo para ajudar a encontrar bombeiros em destroços

Garota de Novo Hamburgo cria dispositivo para ajudar a encontrar bombeiros em destroços
CBMRS Há 2 anos

Garota de Novo Hamburgo cria dispositivo para ajudar a encontrar bombeiros em destroços

Fonte: Ascom Liberato

 Foto: Luis Eduardo Selbach

https://agoranovale.com.br/noticias/riograndedosul/jovem-de-novo-hamburgo-desenvolve-equipamento-para-ajudar-a-localizar-bombeiros-em-escombros/

 

A aluna Stephanie Staub, do curso de Eletrônica da Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, conquistou o Prêmio Killing Technology no último ano da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).

Agora, a jovem de 19 anos representará o Brasil no Festival Internacional de Engenharia, Ciência e Tecnologia (I-FEST), que será realizado de 16 a 22 de março em Mahdia, na Tunísia. Stephanie ganhou o prêmio por desenvolver um dispositivo cuja função é localizar rapidamente os bombeiros nos destroços.

O projeto foi chamado de “2Rescue – Dispositivo de Apoio para Localizar Bombeiros em Estruturas Colapsadas” e utiliza o princípio da radiofrequência. O código utilizado no dispositivo lê o indicador de intensidade do sinal recebido entre os protótipos e sinaliza a aproximação e distância de dois pequenos dispositivos independentes (os dispositivos representariam o bombeiro a ser localizado e o bombeiro que o procura).

A ideia do projeto surgiu quando Stephanie assistia à notícia do incêndio no prédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública em 2021 – uma tragédia que deixou dois bombeiros desaparecidos após o desabamento da estrutura. Depois de alguns dias, seus corpos foram achados entre os destroços, e daí surgiu a dúvida para o início dos trabalhos: se tivessem sido achados mais rápido, ainda estariam com vida? A aluna então localizou o 2º Batalhão de Bombeiros Militar de São Leopoldo para conhecer os dispositivos e o método do trabalho.

Após conversar com os bombeiros, a jovem pesquisou quais seriam os materiais mais adequados para concretizar sua ideia. O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, destacou a importância do desenvolvimento de novas tecnologias no ambiente educacional. “Toda contribuição científica para a sociedade tem sua relevância e conta com um reconhecimento especial quando é diretamente aplicada na vida das pessoas e na segurança dos bombeiros militares, pois favorece a qualidade do serviço prestado aos cidadãos", ressalta o coronel.

A utilização de novas tecnologias para aprimorar o trabalho da Segurança Pública é, inclusive, uma das principais estratégias do programa RS Seguro.

 “Depois de tanto tempo trabalhando no meu projeto de pesquisa, receber o prêmio me trouxe uma felicidade absurda. Pretendo continuar minha pesquisa na esperança de que alguma empresa viabilize um dispositivo seguro e aprovado pelos órgãos competentes para que os bombeiros consigam utilizá-lo durante as ocorrências”, afirma Stephanie.


Compartilhe


Leia Mais

Esportes: Final de semana marcado por superação e orgulho para a ASPRA-RS

O último final de semana contou com representação esportiva da ASPRA-RS na corrida e no jiu-jitsu

DEPARTAMENTO DE ESPORTES
Novo escritório responsável pela área de Direito Familiar e Cível

O escritório Almeida e Raymundo Advocacia agora faz parte do departamento jurídico da ASPRA-RS

DEPARTAMENTO JURÍDICO
Homenagem aos Heróis Reais

Na noite de sábado (22/07), aconteceu o jantar em comemoração ao aniversário da Associação de Subtenentes e Sargentos (ASSTBM) regional Pelotas que completou 56 anos.

HERÓIS REAIS

Conheça Nossos Parceiros

COMERCIAL BUFFON

Posto de Gasolina
XW62+Q6 Centro, Rio Grande - RS